Boletim 19.09

19 set 2018

A Equipotel, principal evento do setor da hospitalidade, teve nessa quarta-feira, 19, o seu segundo dia. Os visitantes que prestigiaram o evento puderam participar de experiências voltadas a conteúdo, relacionamento e negócios, além de conhecer expositores e produtos em destaque. O dia, que foi aberto com a Rodada de Negócios voltado ao setor de Food Service, também teve como destaques o II Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes e o lançamento do Conotel e Equipotel Regional 2019. Contínuas ao longo da feira, as experiências Café do Saber e Guia de Motéis Talks também proveram conteúdo relevante aos representantes do setor que estiveram na feira.

Rodada de Negócios Food Service

O setor de Food Service tem crescimento anual de 10% a 12%, de acordo com dados da DIEFS, organização que reúne as principais distribuidoras especializadas do país. Os números podem ser comprovados pela Rodada de Negócios Food Service que aconteceu hoje na Equipotel e que gerou cerca de R$ 170 milhões em negócios entre a indústria de alimentos e bebidas e as distribuidoras do setor.

Organizado pela DIEFS e a consultoria especializada em Food Service ECD, o evento reuniu 16 empresas fornecedoras com 14 distribuidoras de Food Service, que abrange 17 Estados e Distrito Federal no Brasil.  Segundo Enzo Donna, organizador da rodada de negócios, a parceria com a Equipotel se deu há quatro anos e tem colhido bons frutos. “Estamos desde 2014 em parceria com a feira, assumindo por dois dias o Conecta Club. Isso nos ajuda a alavancar o setor, que movimenta em torno de R$ 2 bilhões por ano”, revela o executivo e organizador.

Maklany Filipe, gerente de vendas da Bunge Alimentos que participou do evento, ressaltou sua importância: “é sempre uma oportunidade para ter contato com os decisores de cada empresa e realinhar as estratégias. Além de aproximar o setor de meios de hospedagem”. Já para Guilherme Doretto, executivo da VaBene confeitaria e sorveteria, o encontro é a oportunidade única para estar próximo de empresas compradoras. “O principal objetivo dessa união é conseguir colocar fornecedores de frente com os compradores, o que no dia a dia é impossível”, destacou o executivo. Para ele, a Rodada de Negócios Food Service acontecer dentro da Equipotel é o “link perfeito, pois nosso produto entra na sobremesa de hotéis e muitos clientes distribuem para o setor”.

Lançamento Equipotel Regional

O Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) e a feira do setor de hospitalidade Equipotel Regional serão realizados simultaneamente em 2019 na cidade de Goiânia, entre 8 e 10 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia. O anúncio foi feito nesta quarta (19) na edição nacional da Equipotel.

De acordo com os organizadores, a Reed Exhibitions Alcântara Machado e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Nacional), a decisão de levar o congresso mais importante do setor hoteleiro e a primeira feira itinerante dedicada ao segmento ao Planalto Central se deve à maturidade da cadeia hoteleira local. “Nossa expectativa é positiva a ponto de anteciparmos o lançamento e o planejamento dos eventos que serão realizados em Goiás”, afirmou o diretor da Equipotel, Gustavo Binardi.  Segundo o executivo, a proposta da feira é aproximar a cadeia hoteleira da região com fornecedores de todo o país e fomentar a geração de negócios, levar conteúdos e pôr os hoteleiros goianos e do Centro Oeste em contato com as inovações mais recentes do setor.

O Conotel e a Equipotel Regional 2019 será a segunda iniciativa conjunta da ABIH-Nacional e da Reed. A primeira foi no início deste ano em Fortaleza, com a organização do congresso e da feira em Fortaleza (CE), um dos polos turísticos e hoteleiros mais importantes do País.  “Conseguimos realizar o melhor evento da hotelaria nesses 82 anos de ABIH. Percorremos 21 estados para convocar os hoteleiros de todo Brasil e eles vieram [à Fortaleza]. Vamos nos dedicar da mesma forma para 2019 em Goiânia e em 2020 para Salvador”, adiantou o presidente da ABIH-Nacional, Manoel Linhares.

Conteúdo: Café do Saber

O workshop que aconteceu nesta quarta (19) abordou a gestão estratégica de pessoas na hotelaria. Conduzido por Michele Zarur Varella, sócia-fundadora e CEO da Ask Suite Hotel Chatbot, teve casa cheia no Café do Saber, espaço destinado a capacitação técnica e aperfeiçoamento profissional, com conteúdo direcionado às mais diversas carreiras do setor de hospitalidade.

A executiva destacou a importância de aplicar ações estratégicas para o engajamento e ressaltou o quão fundamental é para os meios de hospedagem enxergar os colaboradores como pessoas e permitir que eles tenham oportunidade de vivenciar experiências em diferentes áreas da empresa. “O engajamento parte muito do gestor se envolver de forma direta na carreira das pessoas, sem esquecer também de criar um bom ambiente interno entre os colaboradores. São fatores que fazem diferença e contribuem para que a sua empresa se destaque entre aos concorrentes”, finalizou.

O Café do Saber acontece também nesta quinta (20), apresentando temas como alavancar as vendas do seu hotel, experiência com café na gastronomia e hotelaria, e desvendando o hóspede no setor moteleiro. Não há necessidade de credenciamento prévio, mas a participação é conforme a disponibilidade de lugares vagos.

Conteúdo: Guia de Moteis Talks

O Guia de Motéis Talks, espaço instalando dentro do Motel Design, promoveu palestras e workshops em temas relevantes para o setor moteleiro. A programação de conteúdo trouxe tendências, desafios e perspectivas para o desenvolvimento deste importante setor de meios de hospedagem.

Na palestra que aconteceu nesta quarta (19), Felipe Martinez, diretor do Lush Motel e da ABMotéis, destacou a importância do empresário estar atento às tendências no talk ‘Ressignificando o conceito de Motel’. O executivo destacou cases relevantes e a necessidade de criar ações diferenciadas e tomou como exemplo o Dia dos Namorados. “Hoje contamos com a concorrência de hotéis, que oferecem pacote para a data e é necessário se atualizar e criar ações estratégicas que possam alavancar o setor moteleiro”, revelou.

O Guia de Motéis Talks acontece até o último dia de Equipotel, sempre às 17h no Motel Design, e levará ao visitante os temas de gastronomia e a geração smartphone para o setor moteleiro.

Experiência: Bar e Restaurante Evolution

A Equipotel apresenta esse ano uma nova experiência voltada aos gestores e profissionais de restaurantes e bares. Com curadoria da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e da Bares SP, o Bar & Restaurante Evolution conta com 4 espaços integrados nos quais o público poderá assistira a palestras, workshops, fazer relacionamento com profissionais e gestores da área e também degustar petiscos criativos e saborosos.

A iniciativa vem para atender demandas do setor que, segundo o Sebrae, cresce aproximadamente 10% ao ano e gera 450mil vagas de emprego anuais. O crescimento, que aponta para alto volume de oportunidades, é contrastado pela alta concorrência e grau de exigência do público. O segmento apresenta índice de mortalidade de empreendimentos elevado: 35% dos bares e restaurantes fecham as portas em dois anos, segundo dados da Abrasel.

Tendo em vista tanto o potencial de faturamento, quanto as dificuldades de empreender na área, o Restaurante & Bar Evolution promete ser o ponto de encontro, dentro da Equipotel, para quem quiser se aprofundar mais na área.  Ainda no âmbito do conteúdo, as Ilhas Gourmet de Coquetelaria, Barismo e Cervejas Especiais trarão profissionais renomados para ministrar workshops interativos, assim como demonstrações especiais. Já o Boteco Saudável receberá um campeonato de petiscos dividido em várias etapas, demonstrando que unir o prazer de petiscar a preocupação com a saúde é plenamente possível. 

Expositores

A jovem Bitz Softwares chegou à Equipotel com bastante destaque. A empresa, que já tinha forte entrada no setor moteleiro, veio à Equipotel para lançar produtos destinados também ao setor hoteleiro. “Gostamos bastante do movimento, maior que o esperado. Já fechamos contrato no estande no primeiro dia, nosso novo PMS o ‘Meu Hotel’, com tecnologia Cloud já está sendo absorvido de maneira muito positiva pelo setor”, comentou Thiago Guilherme Santinho, diretor da Bitz Softwares.

Não só empresas que estão emergindo no mercado participam da Equipotel. A TOTVS, tradicional companhia desenvolvedora de softwares, também marca presença na feira. “Todos os hoteleiros convergem para feira, que acaba sendo uma grande vitrine para nós, muito importante para conseguirmos atingir o público alvo dos softwares voltados à hospitalidade. Estamos lançando um produto novo, nosso novo software de PMS para o Front Office, demonstrando não só o que já fazemos, mas qual o caminho que seguirmos no futuro”, revela Claudio Cordeiro, Head de Hospitalidade na TOTVS.

Expositores

A Roca Brasil, com as marcas Roca, Incepa e Celite, ocupa posição de destaque na Equipotel. Responsável não só pelos seus estandes, mas também experiências como o Hotel Design, Motel Design e Spa Conceito, a participação na feira faz parte da nova estratégia de posicionamento do grupo dentro do mercado da hospitalidade. Aline Pereira, gerente de Marketing da Roca Brasil comenta esse novo momento: “Foi muito fácil optarmos pela Equipotel. Hoje temos uma grande estrutura montada para o segmento da hospitalidade, fazendo a vinda para o evento uma ferramenta totalmente alinhada a essa nova estratégia, algo natural. Viemos mostrar que independente do tamanho ou tipo de negócio, a Roca Brasil tem a solução”.

Também dentro do setor, a Riolax foi destacada com seu principal produto exposto, o Spa Curie – um dos vencedores do Selo Hospitalidade. Com grande gama de funções a Spa Curie traz assinatura do Designer Fernando Pastre Fertonani. “Tínhamos uma grande expectativa para participar dessa feira, como maneira de nos inserirmos definitivamente no mercado da hospitalidade como um todo. O que era expectativa, agora é uma constatação de que tomamos a melhor decisão vindo para a feira. Já conseguimos falar com diversos profissionais, compradores, interagimos com as associações do setor. No segundo dia da feira já tínhamos atingido todos nossos objetivos e com toda a certeza retornaremos no ano que vem.” declarou Marcos Nascimento, CEO da Riolax.

O setor Relax & Bem Estar reuniu alguma das maiores marcas da Equipotel, sendo destacado também pela experiência Spa Conceito, concebida pelo arquiteto Sérgio de Oliveira. Empresas de amenities também tiveram ampla participação na feira, destaque para a Harus e Realgem’s, as principais do segmento.

Expositores

Estreando na Equipotel, a tradicional empresa japonesa Pilot apresenta produtos com a qualidade característica de seu portfólio destinados ao setor da hospitalidade. “Nossas vendas ao setor hoteleiro cresceram muito no último ano. Recebemos a sinalização por parte desses clientes, que para ter uma entrada ainda mais consolidada no setor, a feira seria a vitrine ideal. Estamos aqui para mostrar os produtos diferenciados que temos, trazendo nossas características marcantes, a durabilidade, qualidade e total capacidade de personalização dos produtos”, comentou Arthur Santana, marketing da Pilot.

A também centenária empresa suíça Husqvarna veio à Equipotel para lançar uma inovação tecnológica de ponta. O Automower é um robô totalmente automatizado, que mantém os gramados aparados e saudáveis de forma perene, trazendo grande redução de custos na manutenção paisagística de estabelecimentos. “A Equipotel é uma feira nova para a gente, que tem tudo a ver com a linha de produtos que estamos lançando esse ano. Traremos o destaque que temos no setor agrícola ao consumidor urbano. Nossos produtos dialogam totalmente com o setor da hotelaria, com baixa emissão de ruídos, redução de custos e sustentabilidade, uma vez que nossos produtos todos foram desenvolvidos para utilização de baterias recarregáveis”, declarou Bruno Lisbão, engenheiro de produto da Husqvarna.

 


132917

Publicidade:

Aplicativo de Celular
O aplicativo gratuito em breve estará disponível para download nos sistemas Android e iOS.
Seja avisado



Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber as novidades da Equipotel. Fique por dentro de tudo o que acontece.

Cookies são utilizadas para operar este site e para melhorar a sua usabilidade. Os detalhes completos sobre o que são os cookies, por que os usamos e como você pode gerenciá-los, podem ser encontrados na nossa página Privacidade & Cookies. Por favor, leve em consideração que ao utilizar este site você concorda com o uso de cookies.