Como o mercado Moteleiro reagiu durante a pandemia.
Por Ricardo Freire
Créditos de imagem: Ricardo Freire
Com a pandemia surgiu uma tendência nova no setor moteleiro: a busca dos casais por formas de “sair da rotina” em meio ao confinamento. O distanciamento social obrigou as pessoas a passar mais tempo em casa e as impediram de viajar, ir a restaurantes e conhecer novos lugares. À medida que a economia começou a se abrir, os casais passaram a procurar formas de lazer e entretenimento que lhes permitissem viver bons momentos com segurança.
Os estabelecimentos do mercado Moteleiro, que apresentam um ambiente agradável e sofisticado com serviços de alta qualidade, conseguiram atender bem essa demanda e ainda elevar seu ticket médio e o resultado foi excelente.
Os clientes passaram a utilizar também os serviços de gastronomia, já que os casais, em vez de sair para jantar e depois ir para o motel, optaram por fazer isso em um só lugar, consumindo ótimos vinhos, espumantes, bebidas, pratos mais sofisticados e ainda ter espaços perfeitos para brincadeiras mais picantes.
Créditos de imagem: Ricardo Freire
Para aqueles Moteleiros que não tinham tanta sofisticação e bons serviços, foi um período doloroso sem faturamento. Outros, por sua vez, aproveitaram esse momento para investir em seu negócio e se recuperar.
Após esse período terrível para todos (covid) os clientes passaram a enxergar os motéis com outro olhar, e então se hospedar em Motéis mais sofisticados se tornou mais frequente, já que os valores não são tão altos, comparados a alguns hotéis que oferecem os mesmos serviços.
Os Motéis mais antigos se deram conta que os seus negócios estavam “estacionados” e precisavam de mudanças, pois, estavam perdendo seus clientes para os novos motéis que tem um conceito muito mais sofisticado.
Créditos de imagem: Ricardo Freire
Os serviços de marketing passaram a ser fundamentais na divulgação destes motéis, assim como contratação de mão de obra especializada em diferentes ramos, como nutricionista, chefes de cozinha, sommelier e atendentes.
Os aplicativos de locação, como por exemplo, o guia gol também são muito importantes, pois disponibiliza imagens dos motéis, dá desconto, faz reservas e apresenta sugestões conforme o modelo de frequência.
Todos os serviços somados, não esquecendo os itens de uso pessoal dos clientes, como jogos de lençóis mais sofisticados, ótimos travesseiros, sabonetes e itens de higiene pessoal, serviços de streaming, contribuem para o sucesso do negócio, satisfação e fidelização dos clientes.