Indicadores de análise para tornar o seu motel rentável

Escrito por Roberto Bacca Brunetto – Especialista em gestão e tecnologia para Motéis - Co-Fundador - CEO e Diretor Comercial da Infobac Especialista em Sistema para Motel, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Regional de Blumenau e com experiência de mais de 10 anos em gerenciamento de motel. Ao longo desses 10 anos atuando em diversas partes do Brasil, ajudando você a evoluir na gestão do seu Motel.

Hoje em dia ainda vários empresários do setor moteleiro que não sabem o lucro gerado pelo seu motel, ou até mesmo pela correria do dia a dia não conseguem tempo para analisar a rentabilidade do seu motel.

Bem então quais métricas devem ser analisadas para que o motel seja lucrativo?

Por isso elenquei indicativos de análise de crescimento de motel para que possa verificar se o seu negócio está lucrativo.

Crescimento de faturamento

O faturamento de uma empresa nada mais é do que o resultado da soma de suas vendas que foram realizadas em um dado período. Geralmente ele é medido mês a mês e também ano a ano.

Recomenda-se neste caso acompanhar o faturamento do mês anterior e o corrente com os mesmos meses do ano anterior para que sua meta seja mais assertiva.

É uma grande responsabilidade administrar uma empresa em crescimento já que é importante perceber que o aumento de faturamento não necessariamente é sinal de saúde financeira, e sim, um simples crescimento de contas e funcionários. Crescer, desse modo, não significa evoluir ou aprimorar. O aprimoramento vem com a organização e com a consciência dos sócios e gestores em manter uma estrutura organizacional em pleno funcionamento focado em um ótimo controle financeiro.

Crescimento de ticket médio

Nos motéis, ele é calculado dividindo-se o faturamento do motel pelo número de ocupações em um determinado período. 

Não confunda ticket médio com o preço inicial que é cobrado na suíte mais econômica. Alguns motéis que têm preço inicial de R$ 45,00 com um tíquete médio de R$ 110,00 e outros motéis com preço inicial de R$ 145,00 e tíquete médio de R$ 358,00

Estipule uma meta de crescimento no seu ticket médio para ser analisado da mesma forma que o faturamento do motel.

Crescimento de vendas de consumo

A oferta e venda de produtos de qualidade dentro dos quartos é de suma importância. A venda destes produtos hoje representa uma média de 20% a 30% em alguns motéis. Mas uma média nacional gira em torno de 12%. Portanto explorar essa oportunidade é agregar valor ao seu motel e por consequência aumentar o crescimento nas vendas do consumo. 

Essa venda extra contribui para o aumento do ticket médio e o faturamento do seu motel, os produtos dentro dos apartamentos vendem mais que os produtos que estão apenas no cardápio. Pense nisso!

Coloque uma meta de aumento das vendas de produtos no seu motel. Isso vai lhe ajudar a alcançar o seu objetivo de crescimento na sua totalidade. Faça uma avaliação entre 3 a 6 meses nos seus produtos para que sua meta continue crescendo e sempre ofertando produtos atualizados e com uma alta taxa de consumo no mercado.

Crescimento em nº Hospedagem

Atualmente a hospedagem representa uma média de 80% a 90% do faturamento do motel, esse é um indicador fundamental para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, quartos lotados é sinal de que o negócio está atraindo um bom número de clientes, certo?

Mas como calcular o numero de hospedagem do seu motel? Você deve somar todas as locações validas, ou seja, as locações que geraram valor de cobrança, que o valor da hospedagem não tenha sido zero.

Como aumentar o número de Hospedagem

Em algumas épocas do ano essa pode não ser uma preocupação, em certos períodos, como as baixas temporadas, a diminuição do índice de ocupação traz uma dor de cabeça e tanto aos gestores de motéis.

Além de se preocupar em fazer com que os quartos do seu motel fiquem ocupados, você não pode se esquecer de criar estratégias para que esse alto índice de ocupação efetivamente traga lucro.  

É nesse sentido que o RevPar é importante onde ele representa a receita diária por quarto disponível no motel em alta deve ser sua missão como gestor, ou seja, quanto cada quarto do seu motel te rendeu por dia dentro do período analisado.

Então como devo calcular o RevPAR das minhas categorias? O RevPAR nada mais é a receita diária por quarto. Ex:

Total faturado da categoria / número de suítes daquela categoria / pelo número de dias.
Ex: R$ 10.000,00 / 3 / 30 = 111,11 esse o RevPAR desta categoria.

Ou, o ticket médio da categoria multiplicado pela taxa de ocupação da categoria.

Primeiramente deve-se analisar qual é o tipo do seu motel e em que escala se enquadra baseado no ticket médio do motel e taxa de ocupação.

  1. Taxa de ocupação de 1.8 a 2.2, de padrão alto, tíquete médio mais elevado acima de R$ 120,00.
  2. Taxa de ocupação de 2.5, de padrão médio e tíquete médio entre R$ 80,00 a R$ 120,00.
  3. Taxa de ocupação acima de 3 a 3.5, de padrão econômico e tíquete médio abaixo de R$ 70,00.

Minha recomendação é que o RevPAR da categoria em análise não deve estar abaixo do ticket médio da categoria que é a receita média por ocupação.

Ou em uma analise mais abrangente o RevPAR do motel não deve estar abaixo do ticket médio do motel.

Crescimento em taxa de ocupação

Esse é um dos indicadores que é fundamental para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, quartos lotados é sinal de que o negócio está atraindo um bom número de clientes, certo?

A taxa de ocupação está diretamente ligada ao crescimento do número de hospedagem. Então, quanto maior a quantidade de locações maior será a sua taxa de ocupação, seu motel terá uma maior rotatividade.

Então, em suma, a taxa de ocupação é a quantidade de vezes que a suíte do motel é ocupada no período de um dia. Ex: um motel com 50 suítes, faz 100 locações em um dia, sua taxa de ocupação é de 2,0 neste dia.

Uma rotatividade acima de 2,5 para motéis de padrão médio está excelente, ou seja, um motel com 30 suítes deve fazer em média 2500 locações mês.

Como melhorar a rotatividade do seu motel

Ter uma boa rotatividade indica que o seu motel tem o mesmo movimento independente do dia da semana e para melhorar isso podes criar tarifas diferentes, assim quando, poderá aumentar o fluxo de movimento com uma tarifa econômica e nos dias de maior fluxo uma tarifa mais alta.

As tarifas diferenciadas devem obedecer ao seguinte critério, nos dias que tem menor fluxo deverá atrair o seu cliente com uma tarifa mais econômica, para conseguir melhorar o número de ocupações nestes dias.

Nos dias de maior fluxo ex: sexta e sábados, a sugestão seria aumentar o valor da tarifa para que a rotatividade seja equilibrada, atuar com promoções fortes e ações direcionadas para sua clientela, fazendo com que eles tenham uma maior assiduidade, ou seja, maior frequência. O que pode ajudar nestes casos são programas de fidelidade.

Explore todos os canais de venda do seu motel, não é simplesmente ter um site institucional, com informações do motel. São diversos pontos de venda espalhados na internet, onde o seu cliente pode comprar os serviços prestados no motel.

As promoções devem existir no seu motel, ex: uma loja de roupas sempre tem promoção, o motel não deve ser diferente, sempre tem que ter promoção para seu motel seja atrativo também pelo valor ofertado.

Crescimento em ticket médio

O ticket médio de um motel, é a média de valor que um cliente gasta em seu motel, ou seja, se o seu motel fatura R$ 150.000,00 por mês e faz 1300,00, o ticket médio será R$ 115,00.

Um bom ticket médio para motéis de médio padrão considera uma media entre R$ 100,00 e R$ 130,00.

Para que tenha um aumento neste índice sugiro ter um portfolio de suítes com preços mais elevados, os pernoites devem ser somente em dias em que o motel tiver menor movimento.

Não adianta a rotatividade de o seu motel ser alta com um ticket médio muito baixo, que irá só gerar despesas, demandando mais pessoas no operacional. Da mesma forma não tenha um ticket médio elevado com baixa rotatividade. Nestes dois cenários a saúde financeira do seu motel não será boa.

Ticket médio por categoria de suíte

Outro ponto que deve analisar é o ticket médio de cada categoria do seu motel, ela indica o quanto esta é rentável. Ter uma categoria de suíte com um valor baixo indica que ela não tem procura.

As categorias onde o ticket médio dela é menor que R$ 50 reais, esta categoria não é lucrativa de modo geral, pense em trocar essa(s) suíte(s) dessa categoria para uma categoria de menor valor ou, até fazer uma reforma nas suítes dessa categoria para subir ela de categoria.

Desta forma, irá aumentar a quantidade de suíte nesta outra categoria tornado seu motel muito mais rentável.

Toda essa análise deve ser levada em consideração o tipo de público que o motel atende, para que seja feita uma avaliação mais assertiva.


Conteúdo escrito por Roberto Bacca Brunetto – Especialista em gestão e tecnologia  para Motéis – Co-Fundador – CEO e Diretor Comercial da Infobac Especialista em Sistema para Motel, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Regional de Blumenau e com experiência de mais de 10 anos em gerenciamento de motel. Ao longo desses 10 anos atuando  em diversas partes do Brasil, ajudando você a evoluir na gestão do seu Motel.


O conteúdo é de inteira responsabilidade do criador e não, necessariamente, reflete a opinião da Reed Exhibitions, organizadora do evento Equipotel.