“Equipotel 60 anos” tem crescimento de público e adianta tendências em hospitalidade 

Robôs, inteligência artificial, sustentabilidade e ferramentas de autosserviço estão entre as apostas para conquistar e fidelizar clientes através do atendimento

São Paulo, setembro de 2023 – Em tempos de maior concorrência, avaliações on-line e públicos mais exigentes, como os hotéis e centros de hospedagem, incluindo as guesthouses , podem não só atrair, mas encantar clientes? Em busca da resposta, que contempla uma série de soluções, de tecnologia a serviços, todas apresentadas para hospitalidade, milhares de profissionais compareceram à 60ª Equipotel, evento de referência no setor, para conhecer novidades e fazer networking e negócios.

“Estamos orgulhosos de reunir tantos expositores, referência para o mercado, e visitantes, que buscam otimizar experiências e trazer maior conforto aos clientes, fazer da edição de 60 anos uma retomada da história e uma conexão com o futuro. Muitos negócios serão desenvolvidos no pós-feira, mas é no pavilhão que a química acontece com maior força. Foi incrível presenciar uma virada de chave no setor, que pode continuar contando com a Equipotel por muitos anos, com certeza”, diz Daniel Pereira, gerente do evento.

O sucesso deste ano não só se consolidou como uma das feiras mais antigas do Brasil, testemunha de importantes transformações sociais, mas também uma vitrine de tendências que balizam as decisões da indústria nos meses seguintes. É na exposição que restaurantes, spas, academias, bares, meios de hospedagem, entre tantos outros segmentos buscam inspiração para transações de transações. A realização em setembro, inclusive, é estratégica para o retrofit daquelas empresas que pensam na alta temporada (dezembro/janeiro).

Tecnologia, acessibilidade e sustentabilidade

Já pensei em ser recebido por robôs nos centros de hospedagem e resolver questões que vão do registro à agenda de serviços? A era das máquinas como suporte do trabalho humano vem avançando na hotelaria. A tecnologia foi o foco do Pluginbot, que levou modelos que funcionam como concierge, atendimento a distância e até situações de risco, como investigações de vazamento de gás, por exemplo.

Em acessibilidade , o Box Acessível mostrou uma solução que permite a entrada completa da cadeira de rodas na área de banho e ainda coleta a água utilizada. Na parte de sustentabilidade , a Topema Innovations destacou suas eco recicladoras, equipamentos que permitem a redução e resíduos orgânicos em até 90% do volume. Mais detalhes sobre essas e outras soluções de destaque na edição podem ser conferidos no press kit digital .

 

Números do Evento

Em relação ao público, a Equipotel, refletindo o movimento positivo do setor turístico e dos meios de hospedagem, também volta a conquistar patamares equivalentes ao período pré-pandemia. Nesta edição, foi registrado um total de 20.255 visitantes únicos nos quatro dias. O volume é 15% superior ao registrado na última edição.

A qualificação do público foi outro destaque. Do total de participantes, 62% eram tomadores de decisão ou responsáveis ​​por compras, 36% ocupavam cargos de liderança e 6% tinham palavra programada para uso na feira. Sobre as regiões de origem, 81% são do Sudeste, 6% do Nordeste, 7% do Sul, 4% do Centro-Oeste e 2% do Norte. O evento também recebeu profissionais de todos os países da América Latina, França, Reino Unido, República Checa, China, Coréia do Sul, Japão, Estados Unidos, Canadá e Portugal.

Se o número de visitantes cresceu, o de marcas expositoras também. Foram mais de 350, cerca de 10% acima da edição de 2022. Com um forte trabalho de inteligência apoiado por tecnologias de conexão, o número de leads foi de 46.887. O público qualificado também foi baseado em rodadas de negócios produtivos. Entre Conecta Club, Encontro Corporativo de Compras FOHB e Rodada de Negócios de Alimentos & Bebidas com entrega total de R$153.000.000,00. 

Conteúdo e experiências

As atualizações profissionais foram intensas. A programação contém nada menos que 145 horas de apresentações e palestras em um total de onze espaços de conteúdo. Pelo sexto ano, o Congresso Nacional de Hotéis, o CONOTEL, aconteceu na Arena da Hospitalidade, mas o público também pode conferir abordagens sobre os temas mais atuais do mercado no Workshop de Governança Hoteleira e em diversas outras atrações. Além das outras arenas que também oferecem conteúdos, por exemplo, como o Motel Xperience, a Escola de Hoteleiros, o Espaço Gastronômico – parceria com o SENAC, a área Hospitality Trends, a Arena Tech, HSMAI Innovation, o Hotel que Respira e a Maratona da Hospitalidade.

A edição também foi palco da maior experiência imersiva já realizada no evento: a Inn House Experience. Uma pousada foi montada com 300m2 , com espaços de recepção, cozinha com bar, cômodo adaptado para home-office, lounge e jardim. O projeto, desenvolvido a partir de uma aprendizagem dos organizadores no Equipotel de Paris, contorno com palestras como “Do 0 ao Milhão com sua guest house”; “Bem-estar na hotelaria através da neuroarquitetura”; e “Inn House – Transformando anfitriões em empreendedores de sucesso”, e outros. A concepção teve como assinaturas da Brazil Sales, da arquiteta Cris Paola, do Chris Paola Studio, da MDF Technology e da Marcenaria Show.

A interatividade também ganhou destaque com a limitação do Selo de Hospitalidade 2023. A ação tradicional novamente possibilitou ao público identificar novidades que atendem a critérios como inovação, redução de custo, funcionamento, design e de menor impacto ambiental, como a embalagem Vegano Plus, lançamento da Harus, que traz vantagens como ser sustentável, biodegradável, e foi desenvolvido para coleta de refil em sachê papel certificado. O produto integra as soluções de recursos fornecidas pela empresa.

Depoimentos

A edição de 60 anos foi simbólica e muito comentada por expositores e visitantes. Sobre o movimento, por exemplo, Thiago Guilherme Santin, CEO da Blitz Software disse: “foi mais movimentado que em anos anteriores. Conseguimos fechar negócios e guardar contatos para fechamento posterior”. Já a Tec Toy destacou a visibilidade para o público avançado: “nosso espaço de totens para check-in e checkout automatizados chamou bastante a atenção”, comentou Juliete Correia, diretora comercial da empresa. A App Sistemas , a Di Pratos , a Komeco e a Plumatex também deixaram suas flores. Os depoimentos completos dos participantes estão disponíveis no link: https://shre.ink/ngKK .

Entre as marcas que colocaram o pool de expositores, é possível citar: Döhler, eeCoo, Wier, OXTREAT, Raízen Power, Castor, Ortobom, Alloy Iluminação, App Sistemas, Altenburg, ASSA ABLOY Global Solutions, Camesa – Hotel Selection Professional, Colortel, Dayhome Food Service, Eco Flame Garden, Euro On Demand Colchões por Assinatura, Frutmel Alimentos Personalizados, Girbau Beyond Laundry, Grosfillex, Harus Soluções em Hospitalidade, Hoteleads, Hotelflow, Komeco, Mobly, Móveis Delucci, Nonius e outros.

O resultado da edição consagrou a trajetória de 60 anos construída pelo evento, que acompanhou o avanço e as transformações de mercado e conquistou seu espaço como importante encontro profissional na América Latina para apresentação de inovações, produtos, tendências e fomento de parcerias e negócios.

A próxima edição já tem dados. A RX, organizadora do evento, anuncia que o Equipotel 2024 será de 17 a 20 de setembro, no Expo Center Norte.

Mais informações em: www.equipotel.com.br .

Sobre a Equipotel

A Equipotel, é referência de hospitalidade na América Latina por concentrar uma vasta oferta de produtos e serviços em um só lugar, com ampla programação de experiências e conteúdo qualificado para os visitantes da feira. Em 2023, a feira completau 60 anos, valorizando a pluralidade do nosso povo, que carrega em seu DNA a arte de receber e servir bem em todas as suas formas. Para mais informações, acesse aqui. https://www.equipotel.com.br/

RX

A RX oferece oportunidades de conexão e construção de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas, proporcionando experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 42 setores de economia diferentes. É uma empresa dedicada em causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos.

A RX faz parte da RELX , um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. RX – No ramo de construção de negócios www.rxglobal.com/rx-brazil

 

RELX

 

A RELX é um fornecedor global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. A RELX atende clientes em mais de 180 países e possui escritórios em cerca de 40 países. Emprega mais de 35.000 pessoas, mais de 40% das quais estão na América do Norte. As ações da RELX PLC, controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de ticker: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova Iorque: RELX.


*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors

 

Informações para imprensa

KB!COM | Comunicação Corporativa

11 4332.9808 | 11 99211.7420

Rogério Porto –  [email protected]

Kelly Boscarioli – [email protected]