Como criar um conceito de hospitalidade para o seu hotel 

Como criar um conceito de hospitalidade para o seu hotel 

Quando falamos sobre criar um conceito de hospitalidade pode parecer uma ideia abstrata e intangível. Mas você sabia que ter um conceito de hospitalidade é tão importante quanto oferecer um bom serviço ou ter uma estratégia de marca?

Um conceito de hospitalidade bem feito é uma poderosa ferramenta de gestão de recursos e comunicação. Ele materializa a visão, os valores e a energia de tudo o que você cria. Em um mundo cada vez mais artificial fará a diferença quem resgatara naturalidade, o afeto e as emoções - elementos fundamentais da hospitalidade.

Hotéis com conceitos fortes e alinhados são capazes de proporcionar uma experiência encantadora aos hóspedes. Podemos acrescentar que o conceito será a sua plataforma de comunicação que te ajuda a trazer o público que você deseja com menos dor de cabeça. É sobre este processo que vamos falar aqui hoje.

 

E quais são os benefícios da criação de um conceito de hospitalidade?

-       te ajuda na estratégia de posicionamento

-       te permite criar uma precificação coerente com o que você entrega

-       te ajuda a vender de forma inteligente

-       te ajuda a atrair pessoas talentosas

-       te ajuda a criar uma comunidade de seguidores

-       te ajuda a nortear suas decisões

-       te ajuda a planificar ações futuras

 

Existem quatro dimensões que precisam ser estudadas antes de começar a conectar os pontos, são elas: o destino, a marca, o produto e o serviço. Estes componentes são o ponto de partida para que você possa posicionar o seu conceito de acordo com a experiência de hospitalidade que deseja oferecer.

Ah, mas não esqueça de saber contar qual será a sua história. Ela deve considerar as quatro dimensões que falamos, alinhadas com a segmentação dos clientes, a sua equipe e a gestão do hotel, ela será o motor que fará o seu negócio crescer.

 

NÃO CONFUDA CONCEITO COM DESIGN

O que vamos falar aqui é sobre criar a integração de todos os elementos envolvidos na experiência de hospitalidade - é investir em cada detalhe - com foco funcional e emocional. Um conceito típico de hotel leva em consideração os pontos de contato com o cliente, serviços e comodidades, desde os mais clássicos como concierge e abertura de cama, até a organização de eventos ou experiências de bem-estar. Quando eu trabalho no desenvolvimento de um projeto de criação de conceito, trago uma abordagem holística através de algumas etapas que quero compartilhar com vocês:

1) a descoberta: estabeleça as necessidades pensando internamente nos seus objetivos, motivações, pontos fortes e fracos - e externamente para sua concorrência, o mercado, comportamento de consumo e as tendências inovadoras;

2) a criação: utilizando os insights coletados na fase de descoberta, aborde cada um dos elementos-chave do conceito para defender a sua história central;

3) a ativação: traduza o conceito em estratégias operaciones e estratégicas como eu exemplifico no quadro abaixo:

4) a implementação: identificar parceiros estratégicos e garantir que estejam alinhados com o conceito do hotel, o tempo todo.

 

NÃO CONFUNDA HOTEL TEMÁTICO COM CONCEITO

Outro ponto importante é não confundir um hotel temático com conceito de hospitalidade. Por definição, os hotéis temáticos buscam recriar um universo muito bem definido (principalmente através do design e das experiências), como por exemplo os hotéis de parques temáticos da Disney que possuem sua identidade associada a alguma atividade. Outro exemplo, os hotéis e pousadas localizados em regiões produtoras de vinhos, eles costumam recriar ambientes e experiências ao redor do mundo do vinho.

Um bom conceito não precisa ser associado a um tema, mas deve ser envolvente. Com o tempo e a mudança de comportamento das pessoas, ele amadurece e evolui.

Observe os conceitos de hospitalidade de sucesso ao seu redor, eles sempre contam uma história, ou trazem um algo mais que vai além do destino e do produto.

Hotel Unique São Paulo: democratiza o design através do lifestyle urbano e cosmopolita

A Casa Terê:  filosofia de uma vida simples para os amantes da natureza

Uxua Casa & SPA: casas lindas inspiradas na comunidade local

Soho House: um clube social exclusivo para todas as almas criativas

Conclusão: com um forte conceito de hospitalidade, o seu hotel ou meio de hospedagem se destaca da concorrência, conta uma história e se conecta com o estilo de vida das pessoas. Mas o mais importante é que ele traga um significado. Portanto, antes de iniciar qualquer tipo de projeto hoteleiro ou repensar o seu, certifique-se de primeiro estabelecer qual é o conceito do seu hotel. Como eu gosto de dizer: “Primeiro o conceito, depois vem o resto."