Equipotel visita maior evento de hospitalidade do mundo, em Paris, como estratégia para a 60ª edição
Os organizadores da Equipotel já iniciaram os preparativos para a histórica 60ª edição. O evento referência em hospitalidade na América Latina, organizado pela RX, será realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O gerente da Equipotel, Daniel Pereira, e a gerente de marketing, Amanda Franza, visitaram a EQUIPHOTEL Paris, que aconteceu entre os dias 06 e 10 de novembro.
A visita permitiu à equipe brasileira conhecer soluções para promover um evento que surpreenderá os visitantes, reforçando as rodadas de negócios, o espaço expositivo para apresentações de lançamentos, produtos e soluções. Além disso, a jornada de conteúdo será projetada para conectar o público aos movimentos mais atuais em segmentos de hotelaria, motelaria, gastronomia, coquetelaria e decoração.
Considerado o maior evento de hospitalidade do mundo, a EQUIPHOTEL Paris teve mais de 100 mil m² e 1200 expositores, divididos em quatro setores: serviços de alimentação, design, bem-estar e tecnologia. O evento recebeu mais de 11o mil profissionais de 144 países.
De acordo com Daniel Pereira, a visita teve como objetivo analisar tendências e novas inspirações, troca de experiências, além de avaliação das atrações e estrutura, para reforçar o planejamento da Equipotel 2023.
Confira mais sobre a visita na entrevista abaixo, com o gerente do evento:
1. Pela primeira vez vocês participaram da EQUIPHOTEL Paris, maior evento de hospitalidade do mundo. Quais novidades em termos de estrutura chamaram a atenção e podem fazer parte da 60ª edição do evento no Brasil?
Daniel Pereira (DP) - A EQUIPHOTEL Paris foi uma experiência na qual participamos, que nos inspirou bastante. A estrutura do evento é muito boa em termos de acessibilidade, stands e espaços de experiência. De fato, temos algumas coisas em comum, principalmente, a diversidade de setores e expositores.
Algo que nos deixou bastante animados, é que a EQUIPOTEL Brasil também é uma referência para eles, principalmente na questão de público qualificado e exposição de produtos, soluções e serviços.
2. Quais tendências estão pautando a receptividade em hotéis, bares e restaurantes no exterior?
DP - Acessibilidade, tecnologia, design e conforto tiveram destaque na EQUIPHOTEL Paris revelando tendências e conceitos para os próximos anos em hospitalidade e o que tivemos a oportunidade de conferir nos incentivou a criar conexões com essas tendências para a América Latina. Portanto, sem entrar em muitos detalhes do que os visitantes encontrarão na 60ª edição da Equipotel no Brasil, estes serão apenas alguns dos temas que deverão permear a programação do evento.
Decoração de ambientes internos foi um dos destaques da EQUIPHOTEL Paris
3. No Brasil, um dos destaques da última edição foram os robôs de atendimento. De acordo com o que viram na EQUIPHOTEL Paris, o que você pode apontar de inovador em produtos e serviços?
DP – Pudemos constatar, na EQUIPHOTEL Paris, que em diversos países esses produtos tecnológicos são muito empregados na rotina de atendimento. Vale destacar que a edição recente da EQUIPOTEL Brasil, realizada em setembro deste ano, também trouxe o que há de mais moderno em termos de inovação no mercado.
Acreditamos que a tendência para os próximos anos em atendimento/hospitalidade será, cada vez mais, a utilização de tecnologias embarcadas na experiência do consumidor, ou seja, do cliente.
4. Pensando no mercado nacional, o que vocês observaram na EQUIPHOTEL Paris e já pode ser aplicado no Brasil?
DP – Percebemos muitos componentes que podem ampliar e diversificar ainda mais a experiência do público na 60ª edição do evento, entre elas, é possível apontar o setor de equipamentos voltados para indústria de alimentação de meios de hospedagem, bares e restaurantes, que teve bastante destaque na EQUIPHOTEL Paris. Acredito que podemos aumentar ainda mais a entrada de fornecedores que atuam na área na EQUIPOTEL Brasil.
Outra área muito importante, que mobilizou os visitantes na Europa, foi a de design. O segmento também está sendo trabalhado com muito carinho por nós organizadores, para trazermos todas as tendências na EQUIPOTEL Brasil, em 2023. O que posso adiantar é que teremos muitas novidades.
Equipamentos para cozinhas de hotéis, bares e restaurantes atraíram visitantes
5. Sobre os conteúdos, o que têm pautado os debates de hospitalidade no exterior? E quais assuntos podem integrar a grade de conteúdos da 60ª edição brasileira?
DP - A hospitalidade mundial segue uma linha muito tênue, de tendências pós-COVID, ou melhor, de soluções que possibilitem um “controle” maior sobre a pandemia. Vimos que alguns dos principais temas na Europa, estão voltados para como a indústria tem se reinventado para atingir os patamares de mercado da pré-pandemia e como as pessoas têm se preparado para aderir aos novos hábitos e conceitos em hospitalidade.
Além disso, o evento mostrou como a tecnologia atrelada ao conforto e bem-estar, será cada vez mais um diferencial para os empreendimentos, o que é algo que reforça o alinhamento temático de conteúdo da EQUIPOTEL Brasil com a Europa e outras regiões do mundo.
6. Na sua opinião, como a visita ao evento contribui para a próxima edição da EQUIPOTEL?
DP - Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto para mim, quanto para nossa gerente de marketing, Amanda Franza, responsáveis pela EQUIPOTEL, Tivemos a oportunidade de entender mais a fundo, o comportamento dos visitantes e o que eles estão buscando atualmente. Foram 5 dias de imersão num universo repleto de possibilidades e inovações o que, certamente, reforçou a nossa visão de que a hospitalidade não tem barreiras, não tem fronteiras.
Constatamos também que nossa EQUIPOTEL Brasil é uma referência mundial de hospitalidade. Apresentamos os resultados da edição 2022, que foram incríveis, para o time da Europa, e conseguimos passar um pouco da nossa brasilidade para eles.
De fato, o brasileiro é considerado o povo mais hospitaleiro do mundo e, em 2023, nossa EQUIPOTEL será ainda mais plural, diversificada e repleta de novas oportunidades de negócios.
Para conferir mais novidades sobre o evento acompanhe este espaço e também as redes sociais do evento.