Lifestyle: conceito de hospitalidade segue em crescimento no mercado
Crédito: Li Yang/Unsplash
Nos últimos dez anos, o setor hoteleiro tem sido impactado por uma série de inovações e movimentos que estão transformando a jornada dos hóspedes, do surgimento de plataformas de reservas de acomodações e meios de hospedagem a tecnologias com as quais é possível solicitar serviços, fazer check-ins e pagamentos sem a necessidade do preenchimento de fichas na recepção. Em meio a esse cenário transformador tem ganhado impulso também a aposta dos hotéis no conceito de lifestyle, que tem buscado transformar a experiência de hospitalidade.
É o que comprova o Panorama da Hotelaria Brasileira 2023, desenvolvido pela HotelInvest e pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), parceiro da Equipotel. Segundo o levantamento, esse tipo de hospedagem segue apresentando crescimento principalmente na categoria econômica.
O estudo, que tem como base o desempenho de 202 hotéis, 15 das redes hoteleiras e 35.259 unidades habitacionais (UHs), registra 53% dos lançamentos em UHs com o conceito no quesito supereconômico/econômico (hotéis que aliam as facilidades com opções mais acessíveis de acomodações), 37% em Midscale/Upper-Midscale e 10% Upscale/Luxo. A pesquisa também destaca que 82% das novas unidades são promovidas pelas marcas tradicionais de hospitalidade, enquanto 18% pelas marcas conhecidas como Lifestyle.
Um comparativo com a edição de 2022 do panorama mostra que o cenário tem mantido o fluxo positivo e com as mesmas tendências. No ano passado foram registrados 58% dos lançamentos que trazem a concepção em propostas supereconômico/econômico. Já Midscale/Upper-Midscale e Upscale/Luxo tiveram 31% e 11%, respectivamente. As marcas conhecidas foram responsáveis por 78% e as lifestyle, 22%.
Movimento internacional
Os números apresentados pelo estudo do FOHB e da Hotelinvest refletem um movimento internacional analisado nos últimos anos. Ou seja, o conceito não está associado apenas como aposta dos equipamentos que trazem o luxo como diferencial de mercado.
Prova disso, o estudo Rise of Affordable Lifestyle Hotel Brands, elaborado e divulgado pela Jll no ano passado, também reflete o crescimento da proposta lifestyle no segmento mais econômico. No período de 2015 a 2021. o número de suítes triplicou, ultrapassando a marca de 106 mil unidades, enquanto nas marcas conhecidas do setor o aumento foi de 21,7%, em âmbito mundial.
Chama a atenção o avanço do conceito no continente americano - superior aos registrados na Europa, África e Oriente Média – onde, segundo o levantamento, o número de novos quartos contabilizados em 2021, foi superior a 60 mil unidades, aumento de 29,9% no período avaliado. A região Ásia-Pacífico teve o maior índice: 33,9%.
O conceito
Diante dos números apresentados nos últimos anos, é fato que essa proposta de hospitalidade tem atraído público e despertado cada vez mais interesse e investimentos das empresas hoteleiras. Mas, antes de conhecer alguns dos diferenciais oferecidos, é importante compreender o conceito por trás desses hotéis.
A publicação The future of lifestyle hotel, do site Arabian Hospitality Investment Conference (AHIC), traz reflexões sobre o significado, “o Lifestyle Hotel é uma combinação de design funcional e estilo de hotéis boutique com as conveniências oferecidas por marcas de hospitalidade, criando uma opção de viagem acessível e única, tendo como diferenciais atrativos: estilo, programas de fidelidade e padrões consistentes de serviços” (em livre tradução).
Além dessas características, outras ainda se somam para traduzir o conceito de hospitalidade proporcionado pelos representantes deste segmento como: espaços para interação, opções de bares e restaurantes, academias modernas e lounge, entre as facilidades. O objetivo é estimular o encontro entre pessoas que estão hospedadas e o público do entorno, ou seja, o contato com a cultura local.
Essa proposta de conexão com a atmosfera de cada cidade, tem sido um dos atrativos dos empreendimentos. O Nhow Hotels, pertencente a Minor International, operadora e investidora com mais de 530 hotéis ao redor do mundo, conta com unidades da categoria em Amsterdã, Roterdã, Londres, Marselha, Milão, Berlim, Frankfurt e Bruxelas localizadas em regiões centrais. Cada uma traz características e aspectos da cultura local, como os ambientes com proposta de valorização da arte, da música, da tecnologia entre os atrativos.
Público
Apesar de algumas publicações destacarem o conceito de hospitalidade para o público jovem, os hotéis lifestyle são voltados para hóspedes que procuram experiências cada vez mais personalizadas de hospitalidade. Por isso, além das pessoas que buscam lazer, eles são alternativa para profissionais em viagens de negócios, não apenas pelo diferencial de design e disponibilidade de atividades como também pelas facilidades tecnológicas e a disposição de espaços adaptados para trabalho remoto.
A inovação é parte da concepção, expressa também nas ferramentas digitais para check-ins, checkouts e outros serviços. O objetivo é traduzir o chamado “estilo de vida” em ambientes modernos e sociáveis.
No quesito integração de serviços, o conceito reforça a tendência de aproximar os locais de convivência, lazer e comércio à área privativa, mais compacta e otimizada para acomodações.
Os hotéis lifestyle são apenas um dos movimentos que estão trazendo novas possibilidades de hospedagem.
Considerado o maior encontro de hospitalidade na América Latina, a Equipotel será palco para a apresentação de novidades e debates sobre o atual panorama do setor. O evento que completa 60 edições neste ano e reúne produtos, serviços e tendências que estão transformando e inovando a arte de receber bem, acontecerá entre os dias 19 e 22 de setembro, em novo endereço: o Expo Center Norte (SP).
Até lá continue acompanhando as novidades do setor no site, podcast e redes sociais do evento.
Texto produzido por: Paulo Scalabrin
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