PSICOLOGIA DAS CORES NA HOTELARIA

Não existe ambiente neutro, todo espaço vai nos impactar com sensações e percepções únicas e com as cores não poderia ser diferente.  Por isso que na hotelaria, é preciso fazer um estudo de acordo com a psicologia das cores, para que os hóspedes possam ter uma experiência positiva.

 

AFINAL, O QUE É A PSICOLOGIA DAS CORES?

 

É um estudo que analisa como o cérebro humano identifica as cores e como transforma as sensações que essas cores produzem no nosso organismo. É um estudo em conjunto, da psicologia com os fundamentos da teoria das cores.

As cores impactam o usuário do espaço, por isso mesmo que é tão utilizada no marketing para agregar valor à identidade visual de uma empresa, para estimular maior desejo por determinado produto e, consequentemente, maior consumo também .

Na teoria das cores, cada cor gera sensações diferentes nas pessoas, podendo influenciar nosso estado de espírito, humor e motivação. E aqui cabe uma informação importante: essas sensações variam de pessoa pra pessoa, porque isso está associado às experiências vivenciadas por cada um ao longo da vida.

A cor pode alterar nossa percepção de dimensão e profundidade de um ambiente; trazer a sensação de espaço mais quente e acolhedor ou de um ambiente frio; impacta na absorção ou expansão de luz,  por exemplo: ambientes claros ajudam a expandir mais a iluminação; cores quentes transmitem energia e entusiasmo, enquanto que cores frias transmitem racionalidade  e calmaria.

CORES E AS SENSAÇÕES 

 

Preto

Associada à elegância, mistério, secreto, poder, mas também ao fim de algo, morte ou perda. Gera forte emoção e na moda é sinônimo de elegância e sofisticação. Essa cor absorve 100% da luz incidente e não reflete espectro algum.

Existem 50 tons de preto.

 

Branco

Representa a inocência e pureza, o início e vontade de começar algo novo. Traz sensação de paz, cura e tranquilidade ao ambiente. 

Existem 67 tons de branco.

 

Azul

Associada à harmonia, fidelidade e simpatia. Cor fria, primária, reduz apetite, também associada à espiritualidade e fantasia.

Existem 111 tons de azul. 

 

Violeta

Associada ao feminino, magia, espiritualidade, poder. Usada por algumas marcas pra simbolizar criatividade e imaginação, mas ao mesmo tempo é uma cor ambígua, deve ser usada com moderação. 

Existem 41 tons de violeta.

 

Vermelho

Representa sangue e  vida, o amor e a paixão, mas ao mesmo tempo o ódio também. Cor primária, sedutora, usada para atrair atenção, aumenta nosso ritmo cardíaco, traz sensação de urgência e perigo. Muito utilizada na alimentação para estimular o apetite.

 

Amarelo

Associada ao otimismo e  juventude, estimula a criatividade. Cor primária, masculina e de acordo com a psicologia das cores, contraditória, deve ser utilizada com cautela.

 

Laranja

Estimula o intelecto, promove energia, utilizada como recurso no tratamento de depressão 

 

Verde

Representa o renascimento, renovação e crescimento. Associada à natureza, frescor, paz e relaxamento.

Existem mais de 100 tons de verde.

CONCLUSÃO 

As cores fazem parte do nosso universo diário, mais saturadas ou em tons mais suaves, são grandes aliadas na estruturação e estimulação dos espaços, por isso a importância em saber mais sobre esses estudos e, assim, aplicá-las de forma correta, para que promovam o efeito esperado.

 

MSc. Patricia Fernandes 

Neurolighting

Especialista em Neurociência Hosp. Albert Einstein 

 

Fonte: A psicologia das cores, de Eva Heller