PSICOLOGIA DAS CORES NA HOTELARIA
Não existe ambiente neutro, todo espaço vai nos impactar com sensações e percepções únicas e com as cores não poderia ser diferente. Por isso que na hotelaria, é preciso fazer um estudo de acordo com a psicologia das cores, para que os hóspedes possam ter uma experiência positiva.
AFINAL, O QUE É A PSICOLOGIA DAS CORES?
É um estudo que analisa como o cérebro humano identifica as cores e como transforma as sensações que essas cores produzem no nosso organismo. É um estudo em conjunto, da psicologia com os fundamentos da teoria das cores.
As cores impactam o usuário do espaço, por isso mesmo que é tão utilizada no marketing para agregar valor à identidade visual de uma empresa, para estimular maior desejo por determinado produto e, consequentemente, maior consumo também .
Na teoria das cores, cada cor gera sensações diferentes nas pessoas, podendo influenciar nosso estado de espírito, humor e motivação. E aqui cabe uma informação importante: essas sensações variam de pessoa pra pessoa, porque isso está associado às experiências vivenciadas por cada um ao longo da vida.
A cor pode alterar nossa percepção de dimensão e profundidade de um ambiente; trazer a sensação de espaço mais quente e acolhedor ou de um ambiente frio; impacta na absorção ou expansão de luz, por exemplo: ambientes claros ajudam a expandir mais a iluminação; cores quentes transmitem energia e entusiasmo, enquanto que cores frias transmitem racionalidade e calmaria.
CORES E AS SENSAÇÕES
Preto
Associada à elegância, mistério, secreto, poder, mas também ao fim de algo, morte ou perda. Gera forte emoção e na moda é sinônimo de elegância e sofisticação. Essa cor absorve 100% da luz incidente e não reflete espectro algum.
Existem 50 tons de preto.
Branco
Representa a inocência e pureza, o início e vontade de começar algo novo. Traz sensação de paz, cura e tranquilidade ao ambiente.
Existem 67 tons de branco.
Azul
Associada à harmonia, fidelidade e simpatia. Cor fria, primária, reduz apetite, também associada à espiritualidade e fantasia.
Existem 111 tons de azul.
Violeta
Associada ao feminino, magia, espiritualidade, poder. Usada por algumas marcas pra simbolizar criatividade e imaginação, mas ao mesmo tempo é uma cor ambígua, deve ser usada com moderação.
Existem 41 tons de violeta.
Vermelho
Representa sangue e vida, o amor e a paixão, mas ao mesmo tempo o ódio também. Cor primária, sedutora, usada para atrair atenção, aumenta nosso ritmo cardíaco, traz sensação de urgência e perigo. Muito utilizada na alimentação para estimular o apetite.
Amarelo
Associada ao otimismo e juventude, estimula a criatividade. Cor primária, masculina e de acordo com a psicologia das cores, contraditória, deve ser utilizada com cautela.
Laranja
Estimula o intelecto, promove energia, utilizada como recurso no tratamento de depressão
Verde
Representa o renascimento, renovação e crescimento. Associada à natureza, frescor, paz e relaxamento.
Existem mais de 100 tons de verde.
CONCLUSÃO
As cores fazem parte do nosso universo diário, mais saturadas ou em tons mais suaves, são grandes aliadas na estruturação e estimulação dos espaços, por isso a importância em saber mais sobre esses estudos e, assim, aplicá-las de forma correta, para que promovam o efeito esperado.
MSc. Patricia Fernandes
Neurolighting
Especialista em Neurociência Hosp. Albert Einstein
Fonte: A psicologia das cores, de Eva Heller