Wi-fi é um dos requisitos mais buscados para reserva em meios de hospedagem, diz diretora da Decolar

Pesquisas e avaliações on-line trazem novos indicativos de preferências e interesses em hospitalidade e revelam mudanças no perfil dos consumidores 

Créditos imagem: Notícias de Aveiro 

São Paulo, setembro de 2023 – Dados do Boletim Braztoa, da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, divulgado em agosto, pelo Ministério do Turismo (MTUR), mostram a expectativa de aumento em 37,6 % nas vendas para o Natal e 47,7% para o Réveillon, no comparativo com 2022. Ao passo que o setor de hospitalidade se prepara para o período de maior movimento, os canais digitais apontam as preferências do público e o wi-fi passou a ser prioridade na hora de selecionar hotel, pousada ou resort em plataformas de viagens.

 

“Percebemos mudanças de comportamento correspondente a uma transformação gradual que vem ocorrendo desde 2020. Se antes as pessoas consideravam alimentação completa como critério para a escolha do meio de hospedagem, recentemente, o wi-fi passou a ser um dos filtros mais buscados na plataforma”, Daniela Araujo, diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar, maior agência de viagens da América Latina em entrevista recente para a Equipotel, evento de hospitalidade referência na América Latina.

 

Esse movimento mostra uma mudança no perfil dos usuários e pode impulsionar as reservas para players que estão se preparando para alta temporada. Mas, o investimento em conectividade vai além das expectativas de atendimento para o período.  A executiva destaca que “muitas pessoas aproveitam a sexta-feira, fazem o home office em um hotel e já estendem para o final de semana. Então, passou a ser algo muito procurado e, no processo, as pessoas vão ler o qualitativo, porque não basta ter, tem que ser bom. Assim, identificamos um número maior de comentários sobre a qualidade da rede de internet do hotel. Quando imaginamos ver isso em 2019?”, indaga.

 

Daniela ainda acrescenta que “era raro quem comentasse sobre a qualidade de wi-fi ou quem buscasse isso para definir sua hospedagem. Hoje em dia, é muito comum. Outro requisito, ainda nesse ponto de quem une o profissional com e lazer, é se o quarto tem uma mesa que dê para trabalhar tranquilamente”.

 

Outros atrativos que passaram a ser mais procurados pelos hóspedes são o contato com a natureza e a existência de espaços livres e abertos nos hotéis.

 

Avaliações on-line

 

Os meios digitais têm ganhado espaço no setor de hospitalidade, seja por plataformas de viagens ou canais próprios de relacionamento, possibilitado aos players identificar as necessidades do público. As avaliações on-line, por exemplo, são uma ferramenta que pode agilizar inovação, manutenção da qualidade, mudanças pontuais e assertivas nos serviços, também importante pilar de divulgação da empresa.  Segundo Daniela, “quando a cadeia entende o valor desse qualitativo é como aquele famoso e antigo “boca a boca”, só que no mundo virtual”.

 

A executiva também explica que “o cliente busca a opinião de outros para embasar suas escolhas. Na Decoração não é diferente. Quando falamos de viagem, essa característica não muda. Então, entendemos a importância das resenhas e avaliações e valorizamos muito. Quem melhor fazer que uma pessoa que já se hospedou em determinado hotel para falar sobre ele? Muitas vezes, as melhores avaliações (pontos positivos) dos nossos parceiros vêm da solução de um problema e isso é muito rico. Falamos sempre com os hoteleiros: ' Falhas acontecem. O diferencial está em como solucionamos o problema '”.

 

Para Daniel Pereira, gerente da Equipotel, as tecnologias facilitaram não apenas a comunicação entre meios de hospedagem e os contratantes de serviços, como também permitiram aos estabelecimentos oferecer uma jornada de hospedagem que agrade diferentes perfis de clientes, com um atendimento mais personalizado.

 

“A identificação da importância do wi-fi , por exemplo, potencializada após as mudanças promovidas pelas restrições sanitárias de 2020-2021, também vai de acordo com uma necessidade atual de as pessoas se sentirem mais confortáveis ​​e seguras sabendo que podem se conectar a qualquer hora do dia para enviar mensagens para amigos e familiares, registros de experiências por meio de mensagens em redes sociais, estando em férias ou não”, ressalta o gerente.

 

A entrevista completa com a diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar está disponível em (INSERIR LINK DE PUBLICAÇÃO). Já a 60ª edição da Equipotel acontece de 19 a 22 de setembro, no Expo Center Norte. O credenciamento on-line e gratuito pode ser feito em www.equipotel.com.br .

 

Sobre a Equipotel

A Equipotel, é referência de hospitalidade na América Latina por concentrar uma vasta oferta de produtos e serviços em um só lugar, com ampla programação de experiências e conteúdo qualificado para os visitantes da feira. Este ano, a Feira completa 60 anos, valorizando a pluralidade do nosso povo, que carrega em seu DNA a arte de receber e servir bem, em todas as suas formas. Para mais informações, acesse aqui .