13 a 16, set. | 2022
São Paulo Expo | SP

Desvendando a Inteligência Artificial

Crédito de imagem: Divulgação

Certa vez, a ficção científica previu que eventualmente viveríamos em um mundo cheio de robôs que tornariam nossas vidas mais simples e fáceis. Esse dia chegou, mas os robôs são praticamente invisíveis. São pedaços de código que vivem na tecnologia que usamos todos os dias. O termo “IA” não precisa se referir a um robô autônomo que cuida da limpeza em sua casa. Ele pode facilmente se referir ao algoritmo usado para personalizar os e-mails de marketing que você recebe. Hoje, você encontrará a IA em ação em praticamente todos os aspectos de todos os setores.

Aplicações na Hotelaria

As operações do hotel foram radicalmente alteradas pelo advento da inteligência artificial. Da inteligência de negócios à automação de tarefas de recepção e back-office, a IA está aqui para ficar. E isso é uma coisa boa. A inteligência artificial incorporada no software que usamos todos os dias, como o PMS e os PDVs, permite maior eficiência, uma conexão mais profunda com os hóspedes e, finalmente, mais sucesso para o hotel.

1 - Experiência de Compra

Em alguns sites de reservas, os algoritmos de IA cruzam as preferências dos viajantes e, em seguida, ajustam os resultados com base nas informações do usuário. O cliente coloca a data, categoria, número de pessoas e outras infos, e o sistema cruza esses dados, trazendo as opções mais adequadas para eles. Isso permite que os hotéis aumentem seu alcance sem nenhum esforço.

2 – Experiência de Hospedagem

Recepção: O telefone está tocando. Os hóspedes esperam para fazer o check-in. A Governança chama insistentemente no rádio. Outros fazem perguntas pessoalmente. Além de fazer malabarismos com todas essas tarefas, espera-se que os recepcionistas sejam corteses, gentis, verifiquem minuciosamente os documentos dos hóspedes, prestem atenção total e respondam às perguntas prontamente.

Como os seres humanos não são realmente capazes de realizar várias tarefas, como você garante que todas essas coisas aconteçam simultaneamente e corretamente? A resposta é, com inteligência artificial.

·       Um sistema telefônico alimentado por IA pode rotear chamadas de forma inteligente.

·       Os chatbots podem responder a perguntas básicas online.

·       Os sistemas de check-in remoto conectados por IA podem permitir que os hóspedes façam check-in em seus quartos remotamente por meio de um aplicativo de smartphone e nunca precisem parar na recepção.

3 - Gerenciamento de Receita

O gerenciamento de receita é absolutamente crítico para os hotéis, mas é um dos processos mais fáceis de errar. A IA pode ajudar a garantir que você consiga ser mais assertivo, ao mesmo tempo em que melhora a eficiência e a precisão.

A inteligência de hospitalidade já é responsável por muitas das funções que você usa todos os dias nos channel managers, RMSs e rate shoppers em seu hotel, incluindo:

·       Otimização das tarifas - Preço de quarto dinâmico com base na ocupação.

·       Atualização das tarifas em vários canais e OTAs em tempo real.

·       Comparação do desempenho e classificação com outros hotéis.

Em suma, a IA é vital para maximizar sua receita enquanto automatiza tarefas mundanas e reduz a quantidade de esforço humano necessário (e o número de erros causados ​​por humanos também).

4 – Marketing e Personalização

A personalização é uma consideração essencial no processo comercial hoje. Os consumidores esperam que as empresas com as quais interagem personalizem toda comunicação. Isso se aplica a tudo, desde interações de voz à newsletters, interações nas redes sociais e muito mais. No entanto, a IA está permitindo a personalização em um nível muito mais profundo – que afeta o núcleo da experiência do hóspede. Ele também faz isso com eficiência crescente, economizando tempo, dinheiro e aborrecimentos. Além disso, a IA permite que você personalize todos os aspectos da estadia de um hóspede. Você pode oferecer comodidades e serviços exclusivos que atenderão aos desejos e necessidades deles, fazer sugestões no balcão de concierge e muito mais. Trata-se de criar uma experiência única, adaptada a cada hóspede.

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Para finalizar, o Instituto Global da McKinsey prevê que aproximadamente 70% das empresas adotarão alguma forma de IA até 2030, e que os países capazes de se estabelecerem como líderes da IA ​​poderão obter de 20 a 25% mais benefícios econômicos do que os níveis atuais.

Isso significa que, talvez mais cedo que imaginamos, veremos nossos currículos sendo analisado ou até fazer uma entrevista em vídeo, onde nossa linguagem e expressões faciais estarão sendo analisadas por um software de inteligência artificial.