Variedade de serviços, tecnologias e ESG impulsionam hospitalidade em shopping centers
De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o Brasil possui 620 empreendimentos do tipo com total de 397 milhões de visitantes por mês. E esses números devem aumentar em breve com as inaugurações de mais 13 novos, previsão para este ano.
É fato que o crescimento dos projetos também estimula os serviços e a adaptação de áreas para esses centros comerciais, considerado como um dos principais pólos de consumo, o atendimento se destaca pela qualidade em conforto, recepção e aos visitantes, reforçando a hospitalidade.
Um dos movimentos recentes é o atual crescimento das lojas de serviços, como espaços do mercado, empórios, chaveiros, lavagem e manutenção de veículos, entre outros beleza – grandes necessidades para atender as diferentes gamas de consumidores.
Para entender mais sobre o cenário atual e tendências dos shopping centers, a Equipotel conversou com Helcio Povoa, CEO do Grupo AD Shopping, agência de desenvolvimento de shopping centers, com 30 anos de mercado e responsável por 42 empreendimentos em capitais e cidades do interior de diversos estados.
No bate-papo, o especialista passa por temas como tecnologia, sustentabilidade, governança e, claro, importância da boa hospitalidade. Confira abaixo:
Equipotel (EQ) - Qual a importância da hospitalidade, a arte de atender bem, para empreendimentos como shopping centers e como o AD Shopping trabalha este conceito?
Helhel é um dos pilares do varejo atual alinhado ao foco das decisões do cliente, em que o atendimento às expectativas do consumidor ou mesmo a superação das expectativas. Atender bem passa pela cortesia e envolve toda a gama de experiência deste consumidor em sua jornada de compras, desde um amplo estacionamento, segurança e um ambiente agradável, com mix de lojas, gastronomia, entretenimento e serviços em um único local – como acontece nas compras centros. Os empreendimentos administrados pelo Grupo e experiência de marketing de uma ampla programação de treinamento e suas equipes de colaboradores para serem dos consumidores. Encantar também faz parte das nossas ações, como o Projeto Gentileza, que surpreende os clientes no shopping ao longo do ano;a disponibilização do sistema Wi-Fi; diretórios de compras para orientação e localização de lojas; estacionamentos com sinalizadores de vagas livres/ocupadas; além de uma forte atuação comercial para oferecer sempre o melhor mix de lojas.
EQ - As lojas de serviço, pets, chaveiro, personalização de carros são recursos estratégicos para hospitalidade?
HP - As lojas de serviços, na maioria das vezes, são operações de destino. Por cada vez mais, os serviços complementam o mercado de shopping centers e tornam as pessoas grandes e não podem atender ao fluxo de demanda de pessoas. Concentrar tudo em um só lugar, facilitar a vida das pessoas. É fato que o conceito de uso misto é a realidade dos shopping centers brasileiros, com operações de supermercados, lotéricas, bancos, eletrônicas 24h (caixa eletrônica), pet shop, clínicas de estética, saúde e odontológica, academias, escolas/faculdade, públicos , centros de convenções; e até mesmo torres comerciais, residenciais e hotéis. .
EQ - Por que os shoppings entraram no radar das grandes marcas de serviços? tipos de lojas de serviço que reclamam mais espaço Quais são os centros comerciais?
HP - Os centros comerciais destacam-se pela segurança dos consumidores e pela centralização de consumo, pela segurança de consumo, pela proteção de serviços, pela potência e pela operação e pelos serviços de segurança. Além de pet shops um dos segmentos – o país, operações comerciais que em todo o país, operações comerciais como Poupatempo e Polícia, veículos e residências e serviços de estética/saúde são muito procurados nos empreendimentos.
EQ - Considerando o relacionamento, a inteligência artificial tem movimentado serviços de hospitalidade em hotéis, bares e restaurantes, indicando opções de acordo com o interesse do consumidor. Na sua opinião, a tecnologia pode ser aplicada nos shopping centers para se aproximar dos clientes e oferecer experiências mais personalizadas? De que forma?
HP - A tecnologia uma grande aliada dos centros comerciais e aplicada em prol da capacidade dos clientes. Wi-fi; pagamento de estacionamento e ingressos de cinema via totens, QR Code ou aplicativos mobile; totens de geolocalização de lojas (diretórios de compras); Inteligência artificial no atendimento ao cliente; CRM e cadastro de notas fiscais via WhatsApp, aplicativo, totens para participação em campanhas em promocionais; painéis de mídia digital são alguns dos serviços à disposição dos consumidores no shopping ; além de diversas outras soluções dedicadas à gestão e operações dos empreendimentos.
EQ - E com relação às políticas de ESG, como elas impactam na hospitalidade e você pode destacar de iniciativas, visto que a utilização de energia limpa e práticas de sustentabilidade ganham força nos shopping centers?
HP - Os shoppings Grupo ESG projetos sociais de cada projeto executados para a sociedade no empreendimento. Dentre as que podem ser usadas para os municípios, a arrecadação de animais, campanhas e escolhas para os períodos frios, campanhas e campanhas, como o modismo de campanhas de medidas, medidas, o trabalho de prevenção e como medidas de prevenção para aprendizado, etc. A campanha mais recente é adesão dos compras, dedicada às pessoas acima de 60 anos.
Em ambiente ao ambiente, muitos empreendimentos já nascem com aspectos construtivos dedicados à redução de consumo de água (com uso em energia e paisagismo ou sensores para evitar a perda de consumo de água) e também com iluminação zenital ou especialmente dedicada à utilização de água de água água consumo. Os Shoppings do Grupo AD possuem selos de limpeza do portfólio de consumo, que reconhecem que representam internacionalmente 10% da energia de plantio de fontes renováveis, como de fontes renováveis mais de 2 fontes, eo plantio de fontes renováveis mais de 2 mil árvores e redução juntas de 3.651 toneladas de emissão de carbono.
Também são bastante comuns que trabalham com a reciclagem de pessoas, não aumentando as que vêm de lojas que são das sociedades que atuam como administrações das cidades.
Não podemos esquecer também da Governança, um item de destaque na agenda ESG. Somos pontuados empresas que trabalham com rigor na administração dos recursos, uma política de instruções normativas quem o trabalho das administração e uma transparência junto aos lojistas e extensa.
EQ - Após dois anos de pandemia, os shopping centers apresentaram resultados positivos de faturamento. Quais são as perspectivas para 2022 e 2023?
HP - De forma crescente, a demanda reprimida e consumo têm fomentado resultados expressivos nas vendas do varejo. Monitoramento de mercado da Abrasce2%, crescimento de lojas em julho de 2022, crescimento nas vendas em shopping center de mais 14,1% em relação ao ano anterior. Portanto, as perspectivas são positivas para os próximos anos.
Para saber mais sobre hospitalidade, acesse os conteúdos do site e redes sociais da Equipotel.