Ações agilizam adaptação de freelancers a padrões de serviços hoteleiros

 Serviços temporários são alternativas para redes hoteleiras e gastronômicas e devem ganhar impulso com a proximidade da alta temporada; 1,57 bilhões de pessoas trabalham como culturas de serviço

Créditos imagem: Vida de Turista 

São Paulo, julho de 2023 – De acordo com o levantamento da Decolar.com, divulgado, neste mês, pelo Ministério do Turismo (Mtur), a procura por destinos nacionais aumentou 37% apenas no primeiro semestre. O dado, que reforça as perspectivas do setor de turismo em 2023, sinaliza também projeções positivas para o verão, período em que se intensifica o fluxo de clientes em meios de hospedagem, bares e restaurantes e as contratações fixas ou freelancers para serviços temporários.

No caso da prestação de serviços, alternativa comum no setor hoteleiro, que exige adaptação dos profissionais aos padrões de atendimento e trabalho associados por cada local em curto prazo, algumas iniciativas são colaboradoras, tanto temporárias, quanto gestores, nesse processo de ambientação, principalmente , em um cenário em que as pessoas têm buscado experiências personalizadas e diferenciadas.

Para Carolina Oda, contratar para alta temporada é diferente de um trabalho pontual para um dia ou um fim de semana, por exemplo. “Diferente da situação imediata, que tem a ver com o dia a dia, para temporada é preciso começar a divulgação da vaga meses antes do início do trabalho, porque pode envolver questões como deslocamento e até mesmo mudança do futuro colaborador, além de possibilitar um período maior para conhecer o local e os padrões de hospitalidade”, diz.

A consultora também recomenda apostar em ferramentas e treinamentos para ajudar a colocar os novos colaboradores em contato com a visão e os valores da empresa, incluindo a entrega de materiais informativos do local. “São importantes e podem trazer conhecimentos como o significado do nome do restaurante, um desenho com as mesas numeradas e até as mesmas regras de conduta e apostila de cardápio. O importante, seja para freela ou colaborador fixo, é passar as informações essenciais para a equipe e, assim, evitar a famosa frase: 'ninguém me falou isso'”, explica.

Segundo informações da plataforma Gitnux , cerca de 1,57 bilhões de pessoas trabalham como freelancers em todo o mundo e 46% dessas pessoas concordam que esse tipo de trabalho fornece mais flexibilidade. Mas há quem enxergue nesta forma de atuação, uma porta de entrada no mercado, já que é uma oportunidade de demonstrar conhecimentos e habilidade na prática enquanto amplia a rede de contatos profissionais. Neste sentido, existe uma demanda de freelancers que sonham ser contratados no final do acordo.

“Ter iniciativa, responsabilidade e comprometimento, além de demonstrar interesse pelo negócio, são algumas das qualidades que serão iniciadas no final”, diz a consultoria que conta, ainda, que para essas pessoas que realmente têm interesse pela empresa, a dica é ficar aberta a trabalhar em outros setores. “Busque informações sobre os produtos e serviços da empresa e analise outras áreas e novas possibilidades”, acrescenta Carolina.

Atualização e Conhecimento

A busca constante por atualização profissional e conhecimentos com participações em cursos e eventos relacionados a área também otimizam a prestação de serviço, algo que tem sido solicitado pelo mercado, seja na atuação em meios de hospedagem quanto na gastronomia como um todo.

Para Daniel Pereira, gerente da Equipotel , maior encontro do setor de hospitalidade da América Latina, que acontece oficialmente em São Paulo, “a hospitalidade sempre foi o eixo principal do setor e temos visto o interesse cada vez maior dos profissionais no geral, em conhecer novidades, soluções, equipamentos, novas técnicas e serviços que podem ser aplicados na rotina de trabalho, para surpreender e fidelizar os clientes. Estar atualizado no mercado também facilita a adaptação aos critérios de atendimento de cada local”.

Neste ano, o evento acontece entre os dias 19 e 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo e tem papel estratégico para quem busca atualização e quer conhecer as próximas tendências na arte de receber bem antes do início da alta temporada.

 

Sobre a Equipotel.

A Equipotel, é referência de hospitalidade na América Latina por concentrar uma vasta oferta de produtos e serviços em um só lugar, com ampla programação de experiências e conteúdo qualificado para os visitantes da feira. Em 2023, a feira completa 60 anos, valorizando a pluralidade do nosso povo, que carrega em seu DNA a arte de receber e servir bem em todas as suas formas. Para mais informações, acesse aqui. https://www.equipotel.com.br/

Assessoria de Imprensa Oficial:

 

[email protected]

[email protected]

[email protected]

(11) 98553-9395