Amenities? Conheça a importância desses produtos para a hospitalidade

Crédito de imagem: Luíz Roberto Magrin Filho, diretor-geral da Harus

Quem atua no setor de hospitalidade sabe que quanto melhor a oferta, variedade e qualidade de soluções para conforto, higiene, bem-estar e relaxamento, maiores são as possibilidades de satisfação dos clientes.

Neste sentido, além dos serviços disponibilizados por resorts, hotéis, motéis e spas, há o funcionamento de toda uma cadeia produtiva que tem como foco criar itens que transformem a hospedagem em uma experiência inesquecível, caso das empresas desenvolvedoras de amenities - artigos de higiene e cuidados pessoais. 

Para contar um pouco sobre a atuação nesse mercado, a Equipotel, entrevistou Luiz Roberto Magrin Filho, diretor-geral da Harus, empresa que atua há mais de 25 anos no segmento de amenities e uma das parceiras do maior evento de hospitalidade da América Latina. O executivo também contou as expectativas para a edição 2022.  Confira:

1. Os amenities ganharam papel mais estratégico nas experiências pós-pandemia? Quais oportunidades se destacam neste cenário de retomada?

Sem nenhuma dúvida. O que observamos é que os hóspedes passaram a valorizar ainda mais as experiências relacionadas à hotelaria. Sair de casa e poder viajar tornou-se um privilégio depois de dois anos de pandemia, mas também precisa ser, mais do que nunca, uma experiência de bem-estar e relaxamento.

Nesse contexto, os amenities ganham lugar de protagonismo nos meios de hospedagem, por oferecerem um momento de autocuidado e uma mistura de sensações relacionadas às texturas e aos aromas. E sabemos que os hóspedes prestam atenção na qualidade deles. Quem investe em itens especiais, ou inclui produtos que saem do combo básico de shampoo, condicionador e sabonete, sai ganhando.

Além disso, há uma busca clara por mais sustentabilidade em todas as áreas de nossas vidas. E isso se reflete, é claro, na experiência com a hospitalidade. Por isso, é preciso que o setor esteja atento a seus impactos ambientais – e, neste caso, que os amenities levem essas exigências em consideração.

Na Harus, apostamos nos dois movimentos para gerar novas oportunidades de negócios e contribuirmos para a prosperidade sustentável de toda a cadeia. Em primeiro lugar, ampliamos nossa gama de produtos, tanto de marca própria quanto aqueles produzidos em parceria com marcas renomadas do mercado, como L’Occitane, Vinotage, O Boticário e KUR Cosméticos e também dobramos nossos esforços para oferecer itens sustentáveis. Renovamos, em 2021, a nossa linha própria de produtos, agora toda 100% biodegradável, e temos substituído gradualmente as embalagens plásticas de sabonetes e acessórios por papel biodegradável (com certificação emitida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Nossos frascos, por sua vez, são produzidos com PET reciclado ou polietileno com o selo Plástico Verde – feitos de matéria-prima vegetal, renovável, e com impacto ambiental significativamente menor. Temos apostado, também, na ampliação dos produtos oferecidos em dispensers.

2. A hospitalidade tem ganhado cada vez mais força como diferencial competitivo. Público e consumidores estão mais atentos / exigentes?

Experiência do consumidor é um conceito que vem sendo debatido intensamente em todos os setores. E, de certa maneira, o setor de hospitalidade é o princípio desse movimento. Por definição, nossa atividade precisa oferecer um atendimento de excelência, experiências marcantes, serviços impecáveis e uma infraestrutura digna de um filme (ou de um post nas redes sociais).

É claro que esse é o cenário ideal e nos esforçamos diariamente, como cadeia, para atingi-lo. Mas a exigência do público de fato aumentou. Está relacionada à maior disponibilidade de informações sobre o seu estabelecimento e o da concorrência, troca de avaliações entre o público, e busca por marcas e empresas em que se possa confiar. Ao mesmo tempo, a tolerância para experiências ruins caiu. Raramente se recebe uma segunda chance. Por isso, precisamos estar atentos a cada detalhe.

3. Conte um pouco sobre o histórico de parceria com a Equipotel e o que a feira representa para a estratégia da Harus;

Marcamos presença em todas as edições da Equipotel há praticamente duas décadas, e sempre tivemos um retorno extremamente positivo. Fundamental para o setor de hospitalidade, o evento é uma oportunidade de nos conectarmos com parceiros e clientes, além de fazer novos contatos. Por ser um fórum tão qualificado, também aproveitamos a feira para apresentar ao mercado algumas das últimas novidades da Harus.

4. O que já é possível adiantar da participação da Harus na próxima edição?

Voltaremos a marcar presença com um estande que faz jus à importância da Equipotel para a Harus. Vamos ocupar um espaço amplo para apresentar, além dos amenities e últimos lançamentos, outras soluções oferecidas pela empresa para oferecer aos nossos clientes uma experiência completa, incluindo enxoval de cama e banho, equipamentos e eletrônicos e as melhores marcas de alimentos, comercializadas pela Harus Food.

5. Algum movimento de negócio ou lançamento que a Harus queira destacar?

Ainda não posso adiantar detalhes do que vamos apresentar. Mas seguindo o DNA da Harus, de buscar sempre a inovação e o desenvolvimento de produtos e serviços que ajudem a hospitalidade a prosperar, teremos, é claro, novidades. Tanto em produtos, quanto em novas parcerias com nomes importantes da hospitalidade.

Para conferir as novidades dessa e muitas outras empresas referências nacionais e internacionais em hospitalidade, a edição 2022 da Equipotel acontecerá no período de 13 a 16 de setembro, no pavilhão do São Paulo Expo, em São Paulo.

É possível obter mais informações e fazer o credenciamento no site: https://www.equipotel.com.br/pt-br.html