Dicas para criar um programa de fidelidade para hotéis

Programa de fidelidade pode garantir benefícios tanto para os clientes quanto para você, gestor de hotéis! Veja como lendo este conteúdo.

Se o seu empreendimento hoteleiro está buscando atrair apenas novos clientes, talvez seja necessário rever a política de marketing e vendas. Algumas empresas, por exemplo, usam a estratégia de programa de fidelidade para hotéis com o objetivo de manter clientes e criar experiências de exclusividade para os habitués.

Nesse sentido, além de estreitar relacionamento com os seus clientes, o programa de fidelidade para hotéis cria uma sensação de pertencimento e exclusividade. Além disso, é muito útil para criar embaixadores da marca e fazer com que eles divulguem o seu serviço.

Por isso, o conteúdo de hoje te dará dicas especiais para colocar o programa de fidelidade em sua estratégia. Confira:

Como começar um programa de fidelidade

Em primeiro lugar, é imprescindível conhecer o seu perfil de hóspede. Com isso, você terá base para um programa de fidelidade atraente para esse perfil.

Após isso, faça as perguntas: o que meu perfil de hóspede gostaria de ganhar? Quais são as suas preferências? É um perfil que visita o seu hotel apenas nas férias ou todos os meses em viagens corporativas? Seu perfil tem crianças pequenas?

Essas questões devem ser levadas em conta com o intuito de definir quais são os produtos, serviços e descontos que serão oferecidos pelo seu meio de hospedagem.

Além disso, para um bom programa de fidelidade, é importante considerar o que as tendências de mercado apontam de forma a complementar as informações que você tem internamente.

Por exemplo, pesquisa realizada pela Oracle Hospitality aponta que 61% dos entrevistados estão interessados em escolher suas recompensas. Entretanto, 57% estão interessados em personalizar sua experiência no hotel. Já 54% estão interessados em upgrade de categoria.

Outro ponto importante é que, mesma pesquisa, dados apontam que millenials preferem programas de fidelidade integrados com as redes sociais. E, em seguida, que 43% dos entrevistados apontaram que estão interessados em receber recompensas por divulgações nas redes sociais.

Tudo isso deve ser considerado para a criação de um programa de fidelidade para hotéis que seja eficiente tanto para você, gestor, quanto para seus clientes e futuros clientes.

Defina regras e prêmios para o seu programa

Uma vez que você descobriu o seu público-alvo é hora de selecionar o que seu hotel pode oferecer. Por exemplo, descontos em produtos exclusivos, drinks de cortesia, descontos ou upgrades em hospedagens.

E ao passo que seu programa vai tomando forma, é as regras devem ser claras e objetivas. A periodicidade da vigência também é item essencial em um programa de fidelidade para hotéis. Isso porque seu cliente não quer demorar anos para ter oportunidade de conquistar uma recompensa, tampouco quer acreditar que seja difícil ou caro.

E, finalmente, atente-se que seu programa de fidelidade tem benefícios exclusivos que não estejam disponíveis para quem não é associado/não esteja participando.

Inspire-se com quem já tem seu próprio programa de fidelidade

Já existem alguns programas de fidelidade específicos para hotel e, caso você ainda não tenha o seu, pode se inspirar para entender como funciona na prática.

Conheça dois exemplos de programa de fidelidade para hotéis que podem te ajudar com uma direção:

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O programa de fidelidade da Accor – Accor Live Limitless (Viva sem limites) é um programa lifestyle que está presente em todas as marcas da rede. Conta com desconto em mais de 3 mil hotéis, desde a primeira reserva. O hóspede ganha recompensas conforme acumula pontos ao se hospedar, utilizar os restaurantes ou outros serviços. Além de outras experiências exclusivas de cada marca, como Welcome drinks, pré-vendas exclusivas e upgrades.

Blue Tree Rewards by allpoints

Em parceria com o portal Allpoints (portal de programas de recompensas), a Bluee Tree hotels disponibiliza um programa de fidelidade que proporciona recompensas em descontos, produtos e serviços. Cada real gasto em diária vira ponto e a partir de 3 mil pontos é possível trocar por milhas aéreas, diárias gratuitas e outros produtos do catálogo da Allpoints.

Para não restar dúvidas sobre o assunto:

Fidelizar um cliente é mais do que tê-lo em seu empreendimento novamente. Um cliente que acredita, gosta e retorna irá indicar seus serviços para amigos, conhecidos e o mais importante irá preferir a sua marca ao contrário de outras. Por isso, vale a pena investir em um programa de fidelidade com o objetivo de reter ou mesmo conquistar mais clientes.

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