Tendências 2023: veja perspectivas e algumas tecnologias para o setor hoteleiro
O segmento hoteleiro deverá ser impactado por novidades e também pelas perspectivas de crescimento em 2023, como a do setor de turismo - que projeta aumento de 53,6% no movimento em comparação com 2022, de acordo com dados do Boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), em dezembro.
Acompanhando o cenário e as inovações que deverão ganhar ainda mais espaço neste ano, a Equipotel, maior feira de hospitalidade da América Latina, traz algumas das tendências em tecnologia apresentadas na edição mais recente do evento, realizada em setembro, em São Paulo, e dados internacionais sobre o mercado de viagens que poderão os impactar negócios. Confira:
Perspectivas de mercado
No caso do movimento de mercado, para este ano as perspectivas são positivas com o crescimento no número de novos hotéis e unidades habitacionais até 2026, o que impulsiona investimentos, desenvolvimento de tecnologias e produtos e impacta na geração de renda e emprego.
O estudo Panorama da Hotelaria, promovido pela Hotel Invest e o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), destaca a expansão da oferta hoteleira no País, com novas aberturas nos próximos quatro anos.
Segundo Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB, “estamos prevendo em torno de 124 novos hotéis e mais de 18.800 novas unidades habitacionais. Em relação a 2023, a previsão de demanda para taxa de ocupação no Brasil é equivalente aos índices de pré-pandemia, por volta de 65%”.
A recuperação do setor, movimento iniciado em 2021 com a retomada das viagens de negócios e de turismo, tem animado o mercado internacional. Na edição do Summit Global 2022, evento promovido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), foi apresentado que o setor deverá arrecadar US$9,6 bilhões neste ano, valor equivalente ao registrado no final de 2019.
Tecnologias
É claro que o movimento na hotelaria, impacta também o desenvolvimento de produtos para ampliar a experiência de hospitalidade. Em um mercado concorrido, oferecer serviços que possibilitem maior conforto, segurança e praticidade aos hóspedes é um diferencial.
A Equipotel, recentemente, divulgou 5 soluções apresentadas na edição 2022 para transformar negócios e a jornada de hospedagem. Neste sentido, uma série de lançamentos também foi destaque no evento, caso das inovações em software para digitalizar experiências e operações, recurso que tem ganhado cada vez mais visibilidade e espaço na gestão hoteleira.
Um dos exemplos é o Hotel na mão, tecnologia desenvolvida pela startup Paypow, que possibilita aos usuários ter acesso ao cardápio digital, realizar pedidos e pagamentos on-line e off-line e outras facilidades como check-in virtual e leitura facial e locação de veículos, só para destacar algumas das possibilidades da ferramenta, que faz a integração total do estabelecimento.
Já na área de serviços, novidades como o Bitz Governança Eletrônica também já são realidade e facilitam o trabalho das equipes que atuam no atendimento ao permitirem o gerenciamento de operações rotineiras como: acompanhamento do tempo de limpeza dos espaços, a realização de pedidos de manutenção, o lançamento de itens consumidos pelos clientes e objetos perdidos e a inclusão avisos sobre a disponibilização dos quartos para higienização, além da geração de relatórios de produtividade.
As duas tecnologias, disponíveis para tablets e smartphones, receberam o Selo de Hospitalidade no evento - algo para os gestores ficarem de olho!
É fato que o investimento em sistemas, novos produtos e itens decorativos para hotéis, resorts e pousadas reforçam um objetivo: a excelência na receptividade. “Desde a transformação digital até o shampoo e sabonetes pequenos, cremes dentais e os mimos, os hotéis estão atentos em tornar a jornada do hóspede cada vez melhor e mais completa. Não deixar faltar nada e ser lembrado para uma próxima oportunidade ou numa indicação é importante. Ser hospitaleiro está no DNA do brasileiro”, ressalta Daniel Pereira, Gerente da Equipotel.
60ª edição da Equipotel
Vale destacar que neste ano, o evento chega a sua 60ª edição, entre os dias 19 e 22 setembro, no Expo Center Norte, e deverá trazer ainda mais novidades em termos de conteúdos e soluções para os profissionais que buscam oferecer o que há de melhor e mais moderno para os hóspedes.
Para promover uma jornada histórica de atualização, os organizadores visitaram, em novembro, a Equiphotel Paris, maior evento de hospitalidade do mundo, para conferir os lançamentos e temas que estão pautando a hospitalidade em âmbito global. Saiba como foi a experiência, clicando aqui.
Continue acompanhando os conteúdos do site para conhecer os movimentos de mercado em 2023.