Guia de hospitalidade: as tendências que estão transformando os atendimentos

Experiências personalizadas, novas tecnologias e atendimento apenas ao conforto e bem-estar são alguns dos pilares que estão transformando os protocolos de hospitalidade.

É fato que algumas mudanças foram antecipadas, potencializadas nos dois últimos anos, e muitos jogadores tiveram que se adaptar às condições sem melhor qualidade da recepção aos hóspedes. Em vez disso, o setor está renovando o grande fluxo, oferecendo cada vez mais um momento que tem sido atendido em soluções e conforto público.   

Com base no balanço da Resorts Brasil, o Ministério do Turismo (Mtur) apontou que os empreendimentos registram crescimento de 25% na taxa de ocupação no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. A Embratur, destacou dados do Banco Central, que mostram que R$ e março, o país veio pela primeira vez de turistas internacionais, 7% do ano passado e 7% superior ao mesmo período.

Já a julho do informe do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), registrou aumento de 80,5% na taxa de ocupação, 33,5% na edição diária média e 141% no RevPar - indicativo de desempenho do hotel, oferta pelas receitas de hospedagem de cada quarto – no acumulado de janeiro a julho deste ano, em comparação com os mesmos meses em 2021.

  A Equi conversou com Gabriel da HSMAI Brasil Consultoria em Marketing e Association International , que destaca algumas novidades internas nos guias de hospitalidade para melhor recepção, conforto, segurança e bem-estar dos usuários. Confira:

Créditos de imagem: Christiann Koepke 

Pré-estada:

Segundo a consultora, é essencial que o atendimento, no processo de reserva de uma proposta ou contratação de um serviço, promova uma ótima experiência, com base em assertividade, rapidez e disponibilidade. Para isso, o uso de canais tanto off-line, quanto on-line são fundamentais, para que o cliente possa ser atendido 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, como pode ampliar os canais de atendimento, implementando uma função de ser um hub de informações sobre hospedagem, dicas de destino e atrações de lazer.

Em artigo recente , publicado aqui no Blog Hospitalidade Brasil, um especialista destacou a importância da Inteligência artificial (IA) para o setor. A tecnologia possibilitará o serviço de comunicação sobre o cliente para o oferecimento de informação e também o fornecimento de serviços para o cliente de acordo com o atendimento personalizado, para um recurso de comunicação, o uso de chatbots como o atendimento para ampliar a. A IA pode ser incorporada em softwares como Property Management System (PMS), plataforma de gestão Hoteleira e de Pontos (PDVs), muito utilizada na administração. Ou seja, a tecnologia é essencial para se manter relevante no mercado!

Durante a estada

O check-in de conjunto de práticas já conhecido, o check-in -line é uma ferramenta que traz mais conforto aos hóspedes, que não precisa ficar na recepção, ficha de cadastro e poder de processamento antes da chegada ao hotel, resort ou pousada em qualquer horario. Tecnologias como QR Codem pedidos nas propostas sem necessidade das bases tradicionais, usadas.

Para Gabriela O, manter a comunicação durante o período de operação do proprietário, com foco na manutenção de soluções e minimização de operações para fazer parte dos protocolos dos estabelecimentos.

Além disso, um dos conceitos que têm transformado as empresas também deve ser aplicado no setor de hospitalidade: o empowerment . A ideia é descentralizar os serviços, delegando tarefas diferentes e responsabilidade aos profissionais do estabelecimento, o que também estimula a capacitação para excelência no atendimento. Entre os benefícios estão: redução de tempo nas soluções, aumento da produtividade e qualidade do serviço prestado, entre outros.

Pós-estada

O atendimento é um dos pilares mais relevantes. Isso não é novidade para os profissionais do setor, mas é preciso estender o bom trato com os após o período de estada, já que reforçar a presença deles para empreendimentos os clientes.

Para isso, Otto indica que proporcionará vantagens para hóspedes mais assíduos pode garantir o retorno deles; criar benefícios de compra nas plataformas digitais dos estabelecimentos; aposte no marketing, enviando comunicados e boletins informativos, reforçando e exclusivo de cada titularidade personalizada; ea manutenção das pesquisas de satisfação, com retorno da empresa, são estratégias eficazes. 

Dicas e soluções eficientes, novidades de mercado e oportunidades de negócios podem ser conferidas na Equipotel, evento de referência em hospitalidade na América Latina, que oferece com palestras, workshops e exposição como principais e fornecedores, para os visitantes um panorama completo e atual fazer setor .

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